By:ativo
Você já esteve perto de um grupo de atletas de crossfit e não entendeu absolutamente nada do que eles diziam? Ou foi à uma aula experimental e sentiu dificuldades em decorar alguns termos? Coachs e atletas usam jargões e abreviaturas para descrever os movimentos e técnicas que compõem um determinado WOD (“Work Out of the Day” ou treino do dia, em português).
Não existe um dicionário para crossfit, mas abaixo você confere um pequeno glossário com os termos mais utilizados na modalidade. Na próxima vez que não entender o que estão dizendo, use esta lista como referência para decifrar o significado das palavras – como Amrap, RX, WOD, entre outros. Divirta-se!
1 – WOD (Workout do dia)
Treino do dia. Objetivo e simples, este é o conjunto de movimentos que o treinador, ou coach, usa para descrever o treino que vai te levar próximo ao inferno em um determinado dia
2 – AMRAP (As Many Reps As Possible)
O máximo de repetições ou rounds possíveis dentro de um determinado período. Por exemplo: AMRAP de seis minutos de 5 deadlifts, 10 pullups, 20 double unders. Quando os seis minutos acabarem, anote o total de rounds ou repetições concluídos.
3 – For Time
Como a tradução para o português indica, For Time (por tempo) é quando você deve cumprir uma determinada tarefa no menor tempo possível. Por exemplo: 10 Cleans, 20 Front Squat e 30 Pull-Ups For Time. O seu resultado será o seu tempo final no relógio progressivo.
4 – Tabata
Tabata é um protocolo de treinamento tradicional não só no crossfit, que associa 20 segundos em atividade com 10 de descanso. Por exemplo: por 20 segundos, faça o máximo de repetições de um determinado movimento (sit ups, pull ups, flexões, etc.). Em seguida, descanse por 10 segundos e repita isso mais sete vezes (num total de oito séries). Depois que terminar os 4 minutos, sua pontuação é o menor número de repetições para qualquer um dos intervalos de oito ou a pontuação total.
5 – EMOM (Every Minute On The Minute)
EMOM é, assim como o Tabata, um protocolo de treinamento onde deve-se realizar uma determinada tarefa dentro de um minuto. Caso você realize a tarefa com menos tempo, deve-se descansar o restante do minuto. Caso não seja tempo suficiente, interrompa a tarefa e passe para a próxima. Por exemplo: EMOM de 10 minutos de 30 Double Unders. Deve-se realizar dentro de um minuto, 30 repetições de saltos duplos e descansar o tempo que sobrar (caso sobre), num total de 10 vezes.
6 – Metcon
Abreviação para “Metabolic Conditioning”, ou condicionamento metabólico. Este é um dos treinos que mais exigem do condicionamento cardiorrespiratório dos atletas. O benchmark Murph, por exemplo, é um dos treinos de condicionamento metabólico mais famosos do crossfit.
7 – Thruster
Este movimento é uma combinação de agachamento com Press. Comece na posição de Front Rack (barra parada nos ombros). Execute um agachamento completo e, durante a subida, leve a barra dos ombros para cima da cabeça, estendendo todo o corpo.
8 – Double Under
Double Under, ou DU, é o salto duplo de corda: permita que a corda passe sob seus pés duas vezes enquanto você ainda está no ar. A maneira Scale (adaptada) para quem não realiza os saltos duplos é o Single Under, saltos simples de corda.
9 – No Rep
No Rep é a marcação oficial feita por árbitros quando um movimento é inválido, não realizado da forma correta ou completa. Um agachamento sem romper a paralela (ângulo de 90 graus), é considerado No Rep, por exemplo.
10 – Pistol
Pistol é o nome dado ao Single Leg Squat, ou agachamento unilateral. O agachamento com uma só perna é considerado um exercício de grande dificuldade e que requer muita força e mobilidade.