Crossfit emagrece ou deixa mais forte? Coach tira dúvidas sobre os treinos

By:globoesporte.globo.com

No começo, pela falta de técnica em levantamento de peso e por segurança o aluno não deve erguer cargas muito altas! Já os atletas avançados devem utilizar pesos maiores gerando mais hipertrofia

No geral, todos os professores que trabalham com o crossfit já escutaram essas perguntas de algum aluno recentemente: “Praticar o crossfit emagrece?” Ou “Vai me deixar forte?”. Para ajudar a esclarecer essas dúvidas primeiro vamos falar sobre o significado do crossfit. Trata-se de uma metodologia de treinamento onde o foco principal é a saúde.

Quem pode fazer Crossfit? Todos!

À primeira vista as anilhas, barras e caixas podem parecer exigentes demais, o WOD (work of the day) enigmático, e o público jovem e esbelto sinais de uma seleção natural. Mas uma ioncursão mais profunda no mundo do Crossfit vai mostrar que ele é plenamente adaptável para todas as capacidades físicas, idades e desejos – é um esporte para todos os públicos.

O coach é o responsável por avaliar como cada aluno fará seu treino, qual carga, qual movimento, número de repetições de cada aluno. Ele também deve ser capaz de fazer adaptações necessárias para suprir limitações individuais, mudando radicalmente os exercícios quando necessário.

IMG_256

E isso é possível trabalhando com mudanças na sua força, flexibilidade, resistência muscular e respiratória. Essas são as capacidades físicas trabalhadas dentro de um box de crossfit. Porém, muitos me ainda perguntam: “Eu vou conseguir emagrecer ou ficar forte?”. Minha resposta é: “Calma, jovem aluno! No começo, pela falta de técnica nas aulas de levantamento de peso olímpico (LPO) e, mais importante, por sua segurança, você não deve levantar cargas muito altas!

Já os alunos avançados devem utilizar cargas altas promovendo assim mais hipertrofia. Para finalizar, é importante entender que a base da pirâmide do crossfit é a nutrição e que, quando associada à treinamentos frequentes, evoluções técnicas e boa alimentação, permite que o praticante de crossfit não só elimine gordura como também ganhe massa magra.

Nutrição é a base da pirâmide do crossfit!

By: ativo

Como o crossfit é uma modalidade esportiva que combina diversas atividades diferentes, desde pular corda até levantar peso, a necessidade nutricional do praticante também é diferente. O gasto calórico elevado faz com que o crossfitter necessite de uma dieta personalizada com a finalidade de evitar a perda de massa muscular e aumentar o uso da gordura corporal como substrato energético durante o exercício.

Esse tipo de exercício, de alta intensidade, exige o consumo de nutrientes específicos para evitar lesões, acidose e risco de hipoglicemia.

A nutrição no crossfit

É importante consumir níveis adequados de macronutrientes (carboidrato, proteína e gordura) e micronutrientes (vitaminas e minerais). Mais importante ainda é a qualidade nutricional das fontes alimentares desses nutrientes. Afinal, não adianta comer um brownie e ir treinar pensando que o aporte de gordura e carboidrato foi atingido, não é?

Existem diretrizes e estratégias nutricionais para cada momento do treino de crossfit: antes, durante e depois. Assim, além de evitar lesões, é possível extrair o melhor do desempenho esportivo.

Tudo isso varia de indivíduo para indivíduo. Alguns funcionam melhor com uma dieta rica em proteínas e gorduras, outros com dieta equilibrada em macronutrientes (de acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte) e alguns funcionam super bem fazendo jejum intermitente.

Para descobrir qual estratégia funciona melhor com você, procure um nutricionista para te auxiliar com as escolhas alimentares e evite abusar do seu organismo causando queda do sistema imunológico, desconfortos e lesões.

Nos da BeStronger temos os melhores equipamentos para melhorar ainda mais sua performance no Crossfit, acesse nosso site e confira todo nosso catalogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.